sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Poetas del Mundo reunem-se em Caçu/Goias
Com a participação também de poetas da França, Suécia, Chile, Uruguai e Colômbia, Goiás vai sediar em outubro o I Encontro Nacional e I Expolivros dos Poetas del Mundo, uma realização da Associação Internacional dos Poetas del Mundo. O evento será no período de 28 a 31 de outubro próximo, na cidade de Caçu, no extremo sudoeste do Estado.
O evento é uma realização da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo juntamente com a Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Conta com o empenho do prefeito André e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caçu, que comemora na ocasião mais um aniversário de fundação do Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro, depois Água Fria e finalmente Caçu. As efemérides da cidade começam no dia 20 com o desfile escolar e prosseguem durante a semana, concluindo com os eventos literários dia 31.
Segundo o cônsul dos Poetas Del Mundo de Goiás e secretário da entidade internacional, José Faria Nunes, os poetas Del mundo tem realizado diversos encontros estaduais e municipais em vários estados do Brasil, mas este será o primeiro nacional. A escolha de Goiás deu-se por conta da importância que o Estado vem conquistando em todos os setores, inclusive na literatura.
A Paz pela Palavra - Unidade na Diversidade
Este é o lema do primeiro encontro nacional dos Poetas Del Mundo. A entidade, que nos anos que antecederam a sua constituição jurídica era um movimento informal, tem por princípio, entre outros, a defesa da paz que, segundo eles, não tem outra alternativa a não ser pela palavra.
A paz defendida pelas armas bélicas é ilusória, jamais chegará a uma paz plena e permanente. A palavra em geral e a palavra poética em particular, a literatura é, no entendimento dos poetas Del mundo, o principal meio de obtenção da paz. A paz, segundo prega a Associação dos Poetas, é muito mais que ausência de guerra.
O ser humano só estará em paz, afirmam os poetas Del mundo, se for respeitado e defendido o meio ambiente, pois sem ele, a vida se sucumbirá. De nada adiantará o acúmulo exorbitante de bens se esse acumular se der às custas da ruína do meio ambiente. Quando faltar água saudável para beber, ar saudável para respirar e outras vantagens mais que só se encontra em um meio ambiente sustententavelmente preservado e respeitado, o homem perceberá o erro cometido.
Inscrições e hospedagem
As inscrições para o encontro e informações poderão ser solicitadas até 22 de outubro corrente, pelos endereços de e-mail seguintes: jfaria.nunes@hotmail.com, ou edircom@uol.com.br, ou jfaria.nunes7@gmail.com.
Até o momento, dois hotéis já se dispuseram a oferecer desconto (de 20%) aos que se inscreverem até 20 de outubro. Os dois hotéis oferecem apartamentos com ar condicionado, TV, frigobar, garagem coberta e internet.
Império Hotel, com apartamentos do 1° ao 4° andar, atende pelo telefone (64) 3656-1733 (sem apartamento no térreo).
O Caçu Hotel oferece apartamentos no térreo e o no 1° andar e atende pelo telefone (64) 3656-2303.
Entre outros hotéis ainda não conveniados com o evento, bem como pousadas e pensões, a cidade de Caçu conta também com o Hotel Rio, com apartamentos no térreo e primeiro andar, com o telefone (64) 3656-1219 (não se confirmou desconto).
Em caso de preenchida a capacidade hoteleira, a coordenação do encontro vai oferecer acomodações em casas particulares e alojamentos.
A ocupação ou preenchimento da capacidade hoteleira será checada no final do expediente do dia 22 (data limite de reserva nos hotéis mencionados) para se verificar a necessidade, ou não, de oferta de hospedagem alternativa.
No caso de o interessado não encontrar vaga nos hotéis mencionados, os poetas e escritores já inscritos para o encontro (até o dia 22) poderão recorrer (durante o dia 23 em horário comercial) a informações nesse sentido (oferta de hospedagem alternativa.
Como chegar a Caçu
De carro próprio:
Caçu situa-se em posição geográfica privilegiada. A cidade é servida por rodovias asfaltadas que a interligam a todo o Brasil. Pela BR-364 (São Paulo a Cuiabá) pode-se chegar a 8km da cidade de Caçu, no trevo com a GO-206. No trevo o visitante pega o acesso a Caçu (a 8 km ) passando por duas colunas de eucaliptos perfilados durante o percurso, dando as boas vindas ao chegante.
As colunas de eucaliptos são interrompidas no início do trecho em declive, permitindo ao visitante uma vista panorâmica da cidade do outro lado do rio Claro. Também se avista parte do lago da represa Barra dos Coqueiros, aos fundos da cidade, um presente aos olhos de quem sabe apreciar a natureza.
A GO-206 serve a região compreendida entre a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade de Itumbiara, do lado goiano, até a divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul, na cidade de Cassilândia, do lado sulmatogrossense. Nesse trecho encontram-se , além de Caçu, também as cidades de Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Quirinópolis, Itarumã e Itajá, entre outras menores.
Em Itumbiara a GO-206 permite novos horizontes com ligações, no sentido Minas Gerais, com o “Trevão” de onde se pode ir para Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte, em uma direção, ou então para São José do Rio Preto, em São Paulo. Pode-se ainda retornar a Goiás no sentido Ituiutaba-São Simão-Caçu. De Itumbiara,no sentido Goiânia-Brasília, encontram-se cidades como Piracamjuba, Morrinhos, Hidrolândia e Aparecida de Goiânia, chegando-se a Goiânia deonde se pode prosseguir para Brasília-DF ou Palmas-TO.
A BR-364 (São Paulo-Cuiabá) no trecho goiano liga a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade goiana de São Simão, com a divisa do Estado de Mato Grosso, entre as cidade de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT. No entremeio estão as cidades de Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu (a 8 km ), Aparecida do Rio Doce, Jataí e Mineiros, além das cidades fronteiriças.
Outra opção rodoviária para se chegar a Caçu, partindo de Brasília, é passar por Anápolis, Goiânia e Rio Verde. Da cidade de Rio Verde, em vez de seguir para Jataí, pela BR, pega outra GO no sentido Aparecida do Rio Doce, esta no trevo da GO com a BR-364, já mencionada.
Roteiros de carro, em resumo de opções:
1 - Rio de Janeiro-São Paulo-Caçu (cerca de 1500km): opções por Campinas, Rio Preto, Ponte do Itamarati, Aparecida do Taboado e Paranaíba. A alguns quilômetros após Paranaíba e antes de Cassilândia, virar à direita, em acesso secundário para Goiás, admitindo-se também chegar a Cassilândia (aumenta a distância), de lá para Goiás.
2 – Rio de Janeiro-Minas Gerais-Caçu (cerca de 1500km): opção por BH, Uberlândia, Ituiutaba e São Simão(GO).
3 – Palmas-Caçu: Opção por Goiânia e Rio Verde;
4 - Brasília-Caçu: opção por Goiânia e Rio Verde;
5 – Campo Grande-Caçu: opção por Chapadão dos Gaúchos, Cassilândia.
6 – Campo Grande-Caçu: opção por Águas Claras, Paranaíba.
7 – Cuiabá-Caçu: opção por Rondonópolis, Alto Araguaia, Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Jataí, Aparecida do Rio Doce e, quilômetros à frente, virar à direita no trevo da GO-206.
8 – BH-Caçu: opção por Araxá, Santa Juliana, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.
9 – BH-Caçu: opção Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.
De avião:
Em vôos comerciais regulares:
1 – Até Brasília, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 550 km );
2 – Até Goiânia, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 330 km );
3 – Até Rio Verde, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 100 km );
Em voos fretados - Pouso e decolagem em Caçu:
1 – Aeronaves de pequeno Porte – inclusive pequenos jatos - Aeroporto Municipal JK, no entorno da cidade;
2 – Aeronaves de médio porte: - Aeroporto da cidade de Rio Verde (a 100 km . de Caçu.).
De ônibus:
1 - A partir de Brasília: (Percurso superior a 500 km .);
1.1 - Viação São Luiz - saída de Brasília no início da noite e chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;-
1.2 - Nacional Expresso – Saída de Brasília no início da Tarde, com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
1.3 - Viação Estrela – Saída de Brasília à tarde, passa por Goiânia, Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).
2- A partir de Goiânia: (Percurso superior a 300 km .);
2.1 - Viação São Luiz:
2.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
2.1.2 - saída no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;
2.2 – Expresso São Luiz - Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 20 horas;
2.3- Nacional Expresso – Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
2.4 Viação Estrela – Saída no início da noite, passa por Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).
3. - A partir de Campo Grande-MS:
3.1 - Viação São Luiz:
3.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
3.1.2 - saída de Goiânia no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;
3.2 - Nacional Expresso – Saída de Campo Grande à Tarde, com chegada a Caçu à noite.
4 - A partir de Uberlândia -MG:
4.1 - Viação Platina - saída de manhã e chegada a Caçu por volta das 16 do mesmo dia.
5 - A partir S. J. Rio Preto:
5.1 - Viação São Luiz: - saída no início da tarde, chegada a Caçu por volta das 20 horas.
6 - A partir de São Paulo:
6.1 - Expresso Itamarati – saída do Terminal Barrafunda, no inicio da noite, com chega a Caçu na manhã seguinte. Passa por S. J. do Rio Preto.
O evento é uma realização da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo juntamente com a Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Conta com o empenho do prefeito André e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caçu, que comemora na ocasião mais um aniversário de fundação do Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro, depois Água Fria e finalmente Caçu. As efemérides da cidade começam no dia 20 com o desfile escolar e prosseguem durante a semana, concluindo com os eventos literários dia 31.
Segundo o cônsul dos Poetas Del Mundo de Goiás e secretário da entidade internacional, José Faria Nunes, os poetas Del mundo tem realizado diversos encontros estaduais e municipais em vários estados do Brasil, mas este será o primeiro nacional. A escolha de Goiás deu-se por conta da importância que o Estado vem conquistando em todos os setores, inclusive na literatura.
A Paz pela Palavra - Unidade na Diversidade
Este é o lema do primeiro encontro nacional dos Poetas Del Mundo. A entidade, que nos anos que antecederam a sua constituição jurídica era um movimento informal, tem por princípio, entre outros, a defesa da paz que, segundo eles, não tem outra alternativa a não ser pela palavra.
A paz defendida pelas armas bélicas é ilusória, jamais chegará a uma paz plena e permanente. A palavra em geral e a palavra poética em particular, a literatura é, no entendimento dos poetas Del mundo, o principal meio de obtenção da paz. A paz, segundo prega a Associação dos Poetas, é muito mais que ausência de guerra.
O ser humano só estará em paz, afirmam os poetas Del mundo, se for respeitado e defendido o meio ambiente, pois sem ele, a vida se sucumbirá. De nada adiantará o acúmulo exorbitante de bens se esse acumular se der às custas da ruína do meio ambiente. Quando faltar água saudável para beber, ar saudável para respirar e outras vantagens mais que só se encontra em um meio ambiente sustententavelmente preservado e respeitado, o homem perceberá o erro cometido.
Inscrições e hospedagem
As inscrições para o encontro e informações poderão ser solicitadas até 22 de outubro corrente, pelos endereços de e-mail seguintes: jfaria.nunes@hotmail.com, ou edircom@uol.com.br, ou jfaria.nunes7@gmail.com.
Até o momento, dois hotéis já se dispuseram a oferecer desconto (de 20%) aos que se inscreverem até 20 de outubro. Os dois hotéis oferecem apartamentos com ar condicionado, TV, frigobar, garagem coberta e internet.
Império Hotel, com apartamentos do 1° ao 4° andar, atende pelo telefone (64) 3656-1733 (sem apartamento no térreo).
O Caçu Hotel oferece apartamentos no térreo e o no 1° andar e atende pelo telefone (64) 3656-2303.
Entre outros hotéis ainda não conveniados com o evento, bem como pousadas e pensões, a cidade de Caçu conta também com o Hotel Rio, com apartamentos no térreo e primeiro andar, com o telefone (64) 3656-1219 (não se confirmou desconto).
Em caso de preenchida a capacidade hoteleira, a coordenação do encontro vai oferecer acomodações em casas particulares e alojamentos.
A ocupação ou preenchimento da capacidade hoteleira será checada no final do expediente do dia 22 (data limite de reserva nos hotéis mencionados) para se verificar a necessidade, ou não, de oferta de hospedagem alternativa.
No caso de o interessado não encontrar vaga nos hotéis mencionados, os poetas e escritores já inscritos para o encontro (até o dia 22) poderão recorrer (durante o dia 23 em horário comercial) a informações nesse sentido (oferta de hospedagem alternativa.
Como chegar a Caçu
De carro próprio:
Caçu situa-se em posição geográfica privilegiada. A cidade é servida por rodovias asfaltadas que a interligam a todo o Brasil. Pela BR-364 (São Paulo a Cuiabá) pode-se chegar a 8km da cidade de Caçu, no trevo com a GO-206. No trevo o visitante pega o acesso a Caçu (a 8 km ) passando por duas colunas de eucaliptos perfilados durante o percurso, dando as boas vindas ao chegante.
As colunas de eucaliptos são interrompidas no início do trecho em declive, permitindo ao visitante uma vista panorâmica da cidade do outro lado do rio Claro. Também se avista parte do lago da represa Barra dos Coqueiros, aos fundos da cidade, um presente aos olhos de quem sabe apreciar a natureza.
A GO-206 serve a região compreendida entre a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade de Itumbiara, do lado goiano, até a divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul, na cidade de Cassilândia, do lado sulmatogrossense. Nesse trecho encontram-se , além de Caçu, também as cidades de Cachoeira Dourada, Inaciolândia, Quirinópolis, Itarumã e Itajá, entre outras menores.
Em Itumbiara a GO-206 permite novos horizontes com ligações, no sentido Minas Gerais, com o “Trevão” de onde se pode ir para Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte, em uma direção, ou então para São José do Rio Preto, em São Paulo. Pode-se ainda retornar a Goiás no sentido Ituiutaba-São Simão-Caçu. De Itumbiara,no sentido Goiânia-Brasília, encontram-se cidades como Piracamjuba, Morrinhos, Hidrolândia e Aparecida de Goiânia, chegando-se a Goiânia deonde se pode prosseguir para Brasília-DF ou Palmas-TO.
A BR-364 (São Paulo-Cuiabá) no trecho goiano liga a divisa de Goiás com Minas Gerais, na cidade goiana de São Simão, com a divisa do Estado de Mato Grosso, entre as cidade de Santa Rita do Araguaia-GO e Alto Araguaia-MT. No entremeio estão as cidades de Paranaiguara, Cachoeira Alta, Caçu (a 8 km ), Aparecida do Rio Doce, Jataí e Mineiros, além das cidades fronteiriças.
Outra opção rodoviária para se chegar a Caçu, partindo de Brasília, é passar por Anápolis, Goiânia e Rio Verde. Da cidade de Rio Verde, em vez de seguir para Jataí, pela BR, pega outra GO no sentido Aparecida do Rio Doce, esta no trevo da GO com a BR-364, já mencionada.
Roteiros de carro, em resumo de opções:
1 - Rio de Janeiro-São Paulo-Caçu (cerca de 1500km): opções por Campinas, Rio Preto, Ponte do Itamarati, Aparecida do Taboado e Paranaíba. A alguns quilômetros após Paranaíba e antes de Cassilândia, virar à direita, em acesso secundário para Goiás, admitindo-se também chegar a Cassilândia (aumenta a distância), de lá para Goiás.
2 – Rio de Janeiro-Minas Gerais-Caçu (cerca de 1500km): opção por BH, Uberlândia, Ituiutaba e São Simão(GO).
3 – Palmas-Caçu: Opção por Goiânia e Rio Verde;
4 - Brasília-Caçu: opção por Goiânia e Rio Verde;
5 – Campo Grande-Caçu: opção por Chapadão dos Gaúchos, Cassilândia.
6 – Campo Grande-Caçu: opção por Águas Claras, Paranaíba.
7 – Cuiabá-Caçu: opção por Rondonópolis, Alto Araguaia, Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Jataí, Aparecida do Rio Doce e, quilômetros à frente, virar à direita no trevo da GO-206.
8 – BH-Caçu: opção por Araxá, Santa Juliana, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.
9 – BH-Caçu: opção Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, São Simão.
De avião:
Em vôos comerciais regulares:
1 – Até Brasília, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 550 km );
2 – Até Goiânia, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 330 km );
3 – Até Rio Verde, seguindo de ônibus para Caçu (cerca de 100 km );
Em voos fretados - Pouso e decolagem em Caçu:
1 – Aeronaves de pequeno Porte – inclusive pequenos jatos - Aeroporto Municipal JK, no entorno da cidade;
2 – Aeronaves de médio porte: - Aeroporto da cidade de Rio Verde (a 100 km . de Caçu.).
De ônibus:
1 - A partir de Brasília: (Percurso superior a 500 km .);
1.1 - Viação São Luiz - saída de Brasília no início da noite e chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;-
1.2 - Nacional Expresso – Saída de Brasília no início da Tarde, com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
1.3 - Viação Estrela – Saída de Brasília à tarde, passa por Goiânia, Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).
2- A partir de Goiânia: (Percurso superior a 300 km .);
2.1 - Viação São Luiz:
2.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
2.1.2 - saída no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;
2.2 – Expresso São Luiz - Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 20 horas;
2.3- Nacional Expresso – Saída no final da tarde com chegada a Caçu por volta das 22 horas;
2.4 Viação Estrela – Saída no início da noite, passa por Itumbiara e chega a Caçu na manhã do dia seguinte (maior percurso, pois passa por Minas Gerais (Ituiutaba).
3. - A partir de Campo Grande-MS:
3.1 - Viação São Luiz:
3.1.1 - saída no final da tarde e chegada a Caçu por volta das 22h20 do mesmo dia;
3.1.2 - saída de Goiânia no início da noite, chegada a Caçu na madrugada do dia seguinte;
3.2 - Nacional Expresso – Saída de Campo Grande à Tarde, com chegada a Caçu à noite.
4 - A partir de Uberlândia -MG:
4.1 - Viação Platina - saída de manhã e chegada a Caçu por volta das 16 do mesmo dia.
5 - A partir S. J. Rio Preto:
5.1 - Viação São Luiz: - saída no início da tarde, chegada a Caçu por volta das 20 horas.
6 - A partir de São Paulo:
6.1 - Expresso Itamarati – saída do Terminal Barrafunda, no inicio da noite, com chega a Caçu na manhã seguinte. Passa por S. J. do Rio Preto.
Marcadores:
associação internacional de poetas del mundo,
caçu,
goias,
jose faria nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário